Futuro do futuro – Inverno 2017

por patricia santamistura em 27 de fevereiro de 2015
Categorias: inverno,tecidos,tendências,virtual mag

 

textrends winter 2016 17Olhar para tão longe através da analise de um júri de especialistas em tendências que examina todos os produtos inscritos na exposição e selecionar até 60
produtos com o mais alto grau de inovação. ISPO Textrends nos presenteia com um Fórum, o must-see plataforma para todos do sportswear, moda e acessórios,
designers e gerentes de produto. E este é apenas um dos vários benefícios! Vale navegar no site ver a cartela de cores eleita para o inverno 2016/17, ler sobre suas megatrends (nomeadas como ZEITGEIST, PROGRESSION e TECVOLUTION) e ler sobre a direção que irão os novos tecidos onde no final desta página você encontrará todo material prontinho para ser baixado (PDF), assim poderá ser lido imediatamente ou guardar para analisa-lo mais pra frente quando o futuro do futuro for o seu presente!

textrends winter 2016 17 B


Compartilhe

Exuberância mexicana por Camilla.com.au

por patricia santamistura em 25 de fevereiro de 2015
Categorias: arte,inverno,moda,tecidos,tendências

camilla 2015 inverno

O inverno 2015 da marca australiana Camilla enfatiza a cultura mexicana em exuberantes estampas, sem se distanciar na característica principal da marca de ter um trabalho complexo de sobreposições e composições reunindo no mesmo padrão uma infinidade de elementos, o sub tema é vivendo um milagre! sim a equipe consegue transportar o divino e,ao mesmo tempo, aproxima suas criações à joias únicas.

camilla 2015 inverno 02


Compartilhe

Pantone Cores Inverno 2015/16

por patricia santamistura em 20 de fevereiro de 2015
Categorias: inverno,moda,tendências

pantone fall 2015

Saiu novo material com resumo do que a Pantone acredita em cor para o próximo inverno 2015/16. O vídeo que explica cada cor (em inglês) é muito bom!

pantone fall 2015 02

Depois há possibilidade de conhecer cor a cor e o como alguns estilistas aplicaram ela em croquis que fazem parte de suas coleções.


Compartilhe

Shake before Use! Custo Inverno 2015/16

por patricia santamistura em 18 de fevereiro de 2015
Categorias: inverno,moda

custo

“Custo Barcelona sacudiu a passarela de New York Fashion Week com sua nova coleção Outono-Inverno 2015-16 coleção “Agite antes de usar.” Para a temporada, a empresa propõe uma combinação multi-camadas de vestidos e casacos, que, acompanhado por sweaters, criar looks que ocultam outras peças de seda super leve. Os looks em todo o conjunto apresentam uma sobreposição lúdica de longas vestes exteriores com trajes interiores muito curtos.

CustoBarcelona_06

Silhuetas femininas são cobertos com saias de lã com seda plissada godets, e mangas de inspiração do origami de largura. Complementando esses looks são retos, longos casacos de lã tamanho grande e camadas que cobrem os ombros que caracterizam grande estilo Jacquard padronização geométrica. Vestidos formados a partir de várias texturas tecidas também são bastante significativas na coleção.”
imagens diretamente do site image.net/custo_mbfwny_en

Enquanto o Brasil vivia seu carnaval, os desfiles de inverno 2015/16 começaram a ser postados no blog trendcouncil.

karen-walker-fw15-trend-council-21615


Compartilhe

O que é que a Bahiana tem?

por patricia santamistura em 13 de fevereiro de 2015
Categorias: arte,eventos

carmem miranda

Durante esta semana , dia 9 de fevereiro de 1909, comemoramos o nascimento de Carmem Miranda (site oficial), ela que assumiu o Brasil com pátria amada e exportou nossos ritmos para o mundo, além de criar uma estética muito particular que reunia referencias do nosso pais tropical em frutas, flores, folclore, religião, joias… balangandãs? Audaciosamente coloridos e brilhantes para época. No livro Cancioneiro da Bahia, Caymmi explica que balangandãs são uma penca de objetos de devoção, em prata e ouro, usados pelas baianas autênticas, de “partido alto” nas grandes festas populares da Bahia.
Nos Estados Unidos, inspirou chapeleiros internacionais, vitrines na Quinta Avenida e mulheres de todos os tipos. Diziam que ela havia desbancado costureiros franceses como Dior e Chanel. pode imaginar?

carmem miranda 02

A figura marcante de Carmen Miranda é até hoje continuamente revisitada. Alexandre Herchcovitch, Icárius, as marcas Salinas, Rosa Chá, Sta. Ephigênia entre outras.

fala turista carnaval 2015

Viva o carnaval, das marchinhas, dos bailes, dos blocos de rua de norte a sul, e por uns dias todos neste estado de folia, alegria coletiva! Opções de passar um Carnaval conectado com 5 dicas de Apps úteis para vc se encontrar com a folia no blog ebc ou ao contrário, 9 dicas para passar o carnaval totalmente desconectado da folia no blog cvc , e um guia básico que para sobreviver ao carnaval no meio deste calor no blog falaturista.


Compartilhe

Brasil da estamparia por Sara Baccin

por patricia santamistura em 11 de fevereiro de 2015
Categorias: arte,moda,portfolio

sara baccin b

Poderia escrever muitas palavras, mas acho que cada um sentirá uma emoção tão particular ao visitar o Behance de Sara Baccin, diretamente de Criciúma para o nosso blog , diretamente da criatividade desta designer para nossos corações! sara baccin


Compartilhe

Verão 2016 em fios para 2018? SpinExpo

por patricia santamistura em 5 de fevereiro de 2015
Categorias: moda,tendências,verão

yarn spinexpo 2016ss

Um grande exercício de imaginação, do fio ao produto final exposto numa vitrine existe um longo caminho, ou seja se em Spinexpo apresentam os fios para o Verão 2016, provavelmente, estes produtos estarão por traz das nossas vitrines de verão 2017/18, atravessarão obstáculos diversos, adaptação as maquinas têxteis, a produção de peças pilotos com seus ajustes de modelagens adequados a produção e, finalmente, pós desfiles, em poucos meses estarão disponíveis para compra como produto final, será uma saia, um vestido? Dependerá de muitas pessoas esta decisão!

yarn spinexpo 2016ss 03

No blog da exposição , acho que escolheu palavras chaves bem acertadas para definição das inspirações: Amizade, consciência, sentidos e experiências. Palavras que expressam estados emocionais tão individuais para atender uma indústria tão ampla voltada a grandes mercados. No fim é mesmo para pensar. Cada indivíduo percebe o produto de uma única maneira, assim como a digital humana é única! ;) Não esqueça de visitar o blog e conhecer as imagens para os outros temas!

yarn spinexpo 2016ss 02


Compartilhe

Geométrico, azulejo, moderno, moda…

por patricia santamistura em 30 de janeiro de 2015
Categorias: arte,inverno,moda,tecidos,tendências,verão

PatternPrintsJournal_0001Edmund Ooi

Os desfiles masculinos preview outono inverno 2015/16 estão resumidos em estamparia no blog Patternprints... não costumo postar sobre a linha masculina mas, imediatamente, me veio o trabalho que resgata nossos azulejos “modernistas” recriados pelo coletivoMUDA “Criado em 2011 pelos designers Bruna Vieira e João Tolentino e pelos arquitetos Diego Uribbe, Duke Capellão e Rodrigo Kalache, o Coletivo MUDA é focado na experimentação e no desenvolvimento de arte, que tem como seu principal suporte a cidade. O grupo se dedica a instalações urbanas a partir de painéis compostos por módulos em revestimentos clássicos como azulejos e ladrilhos hidráulicos, combinados a uma estética gráfica contemporânea.”

coletivo muda

Aproveitando esta inspiração que está também entre os top10 favoritos tecidos e malhas de Designmilk na feira de Heimtextil 2015. (se vc gosta desta inspiração, vale acompanhar meu pinterest -archi-texture-long-term-trend).

Heimtextil-2015-HP-printable-wallpaper

 

 


Compartilhe

Falando em negócios…

por patricia santamistura em 27 de janeiro de 2015
Categorias: tendências

 

trendwatching 2015Pensando no futuro, pesquisando, permanentemente, comportamento de consumo, mais uma vez TrendWatching nos brinda com rico material on line 10 tendências que podem fortalecer nossos negócios neste ano.

trend-canvas

E para quem conhece ou ouviu falar em Canvas, o link também disponibiliza gráficos do método para facilitar.


Compartilhe

Kite Verão 2016 – Evento

por patricia santamistura em 22 de janeiro de 2015
Categorias: eventos,moda,verão

evento kite b

Feliz Ano Novo! Novo Evento! Novos lançamentos exclusivos para o Verão 2016! Resultado de uma pesquisa constante pesquisando aqui e ao redor do mundo novas tecnologias em tecidos e tendências.

summer-markus-trend-council-kite-color

No nosso evento estaremos apresentando tecidos com cartela completa que já temos confirmados que serão Hits que atravessarão estações como os anos 70 e os Jacquares, exemplo imagem acima desfile verão 2015/16 e imagem abaixo pré-outono 2016. Na Kite é assim! oferecemos opções em diversas bases e cores e você cria seu estilo!

pre-fall-lisa-perry_pf15-trend-council-kite-color

Agende previamente sua presença em nosso evento!

DIRIGIDO A PESSOA JURÍDICA , COMPRADORES ,  DESIGNER ATUANTES QUE REPRESENTEM A  CONFECÇÃO .

imagens tecidos Kite e dos desfiles do blog Trendcouncil.


Compartilhe

Vitrine em perspectiva – Prada

por patricia santamistura em 13 de janeiro de 2015
Categorias: arte,moda,vitrines

Martino-Gamper-for-Prada_dezeen_784_9

Maravilhosa criação de perspectivas a partir do vitrinista nos induzindo a ver novos ângulos. Post especial por Dezeen.

Martino-Gamper-for-Prada_dezeen_468_14


Compartilhe

Paris te amamos!

por patricia santamistura em 9 de janeiro de 2015
Categorias: arte,vitrines

modelsinbarbie12Liberdade, igualdade, fraternidade e viva a França!!! <3

modelsinbarbie11
Post especial feito pelo blog freeyork título: vogue-turns-real-life-fashion-models-dolls (com outras marcas).

modelsinbarbie05

Nada vai abalar este “joie de vie” que vemos nas ruas desta linda cidade.
Nossos sinceros sentimentos as famílias e amigos que estão hoje sofrendo com este ataque à cidade das luzes. Este ataque ao humor, que por sua qualidade nunca será interrompido por atos tão insanos.

modelsinbarbie09

Paris te amamos!


Compartilhe

Inverno 2016 – Encontro de Tribos

por patricia santamistura em 4 de janeiro de 2015
Categorias: inverno,moda,tecidos,tendências

tribus-winter-2015

Os desfiles de pré-outono que acompanhei ao longo de dezembro pelo blog TRENDCOUNCIL apontam e confirmam a repetição de várias tendências que vem atravessando estações, mas foi muito marcante pra mim a presença de símbolos tribais de vários cantos do mundo. Eu daria o nome ao tema até de Pangeia.

tribus-winter-2015-b

Estavam presentes os tradicionais pullovers Nórdicos, tradicionais ou com releituras. Gostaria de dar mais destaque para Edelvais: flor, lenda e espécie protegida por lei.

tribus-winter-2015-d

Teares rústicos , tecidos lixados, com ou sem franja, motivos geométricos de origem latina ou inventados.

tribus-winter-2015-c

Geométricos barrados, listrados ou distribuídos com rigor na composição.

tribus-winter-2015-e

Achei pouco relevante a presença de referencias africanas, e gosto muito das misturadas e inventadas, mesmo que a origem possa ter sido inspirada na idade média ou com expressões bem mais contemporâneas.

pua_colecao3

Como sempre penso nas tribos que não conhecemos e nos designers brasileiros que desenvolvem pesquisas capazes de criar joias com materiais nacionais que as vezes nunca ouvimos falar. Post maravilhoso sobre biojoias da Amazônia do blog designontherocks.

 


Compartilhe

Feliz Natal

por patricia santamistura em 23 de dezembro de 2014
Categorias: eventos

ppai noel cdr

 

O melhor do Natal , além de se reunir com a família na tradicional ceia, é pensar que dentro de todos nós, em família ou a sós em nossas casas, existe uma criança dentro de cada um e que nunca deixou de acreditar que a meia noite este ser mágico vai chegar e trazer sua experiência de distribuir paz e muito amor em todos os lares, ao longo de séculos, distribuir o melhor presente que a vida pode dar, generosidade, e assim ele atravessa o planeta, nunca o vemos para dar aquele abraço de gratidão, mas secretamente sabemos que este presente especial, feito por este ser mágico com amor devemos levar ao longo de todo o próximo ano e distribuir generosamente como este velhinho faz.

Esta é nosso simples desejo de natal, que este ser mágico, que vc nem precisa ver ele nunca, apareça mais uma vez enquanto vc dorme e deixe esta paz e todo este generoso amor ao longo de 2015, todos os dias eu seu coração!

Feliz Natal – Equipe Kite


Compartilhe

Tendências para 2015 por Trendwatching

por patricia santamistura em 18 de dezembro de 2014
Categorias: debate,tendências

trendwathcing 2015

Trendwatching segue com seu trabalho amplo de pesquisa de tendências de mudanças de comportamento e consumo. Abrangente, desenvolveram um  material focado na America Latina ( Sul e Central). Os 10 temas estudados abaixo estão todos muito bem explicados no link:
1. IN-HAND BRANDS = Sirva os consumidores no lugar certo e na hora certa.
2. BRIGHT IS BEAUTIFUL = O amor pelo conhecimento como status.
3. RECONCILIATION BRANDS = A luta contra desigualdade.
4. DEMOCRATIC PRICING = Deixe os consumidores opinar.
5. INSIDE OUT = Ajude os moradores das cidades a aproveitar espaços ao ar livre.
6. PLAYFUL PERKS = Coloque um pouco de diversão nas recompensas.
7. CITY CONNECTIONS = Ajude as pessoas a ficarem juntas.
8. OK COMMUTER = Faça o consumo fluir.
9. ONLIFE SERVICE = Sirva com conveniência.
10. = Tome uma posição.


Compartilhe

Dupla face na Moda

por patricia santamistura em 12 de dezembro de 2014
Categorias: moda,tecidos,tendências,verão

dublado-desfile

Os dublados aparecem nos desfiles de verão 2015/16 com suas surpresas pelos contrastes em cor e texturas, cores escuras com iluminadas, tecidos opacos com brilhantes.

dublado-desfile-02

Exemplos nas imagens acima colhidas no blog TrendCouncil, e abaixo tecido da coleção Kite! Gostou e quer incluir na sua coleção? A equipe Kite aguarda seu contato! ;)

Dublado-tafetá-e-neoprene


Compartilhe

Você tem 3 desejos!!! Feliz Natal!!!

por patricia santamistura em 9 de dezembro de 2014
Categorias: Sem categoria

vinilrecords tim maia

A ordem é ser feliz!!! Se 3 desejos podem transformar sua vida… eu começaria …

1 -Escutar boa musica!! Visito vinilrecords e procuro por Tim maia…. canto… meu pais, chocolate ….

2- meu segundo desejo então é ter uma vitrola – EchoVintage-  pra escutar meus discos e que de quebra vem com USB, cabo e aplicativo para converter o som em MP3, e ai você transporta o som com você.

3 – desejo final com meu fone de ouvido e ipod/iphone , continuo escutando minha seleção de musicas e saio para dar uma volta com minha bicicleta nova e fofa da EchoVintage e ai vou cantarolando…

echo vintage bicicleta

A semana inteira
Fiquei esperando
Pra te ver sorrindo
Pra te ver cantando
Quando a gente ama
Não pensa em dinheiro
Só se quer amar
Se quer amar
Se quer amar…
ps: Se vc quer ter seus desejos realizados antes do Natal corra para os links e compre agora pois a equipe entra em férias dia 19 e ai seus desejos só se realizarão dia 5 de janeiro!! Feliz Natal!! <3


Compartilhe

Webinar Pantone – 9 dezembro

por patricia santamistura em 4 de dezembro de 2014
Categorias: moda,tendências,verão

patone webinar

Entre 3 e 4 horas da tarde de terça feira- 9 de dezembro – encontro virtual com Pantone apresentando a cor eleita do ano – MARSALA – para se inscrever no webinar free é só CLICAR AQUI

No link Pantone também se encontram imagens da cor Marsala super inspiradoras!! Além da cartela completa sugerida para o verão 2015/16.


Compartilhe

KITE Verão 2015/16 – exclusivos

por patricia santamistura em 2 de dezembro de 2014
Categorias: moda,tecidos,tendências,verão,virtual mag

01-CAPA

Conheci virtualmente alguns artigos da coleção de Guipir da Kite. Fantásticos!!! Book book book !!!

Fiz algumas associações com os desfiles de verão 2015/16, e como o guipir apesar de ser um tecido tão nobre, foi apresentado de uma forma tão versátil nos desfiles. Veja e confira nosso novo e-book abaixo só de guipir onde as imagens de fundo são alguns exemplos da coleção KITE e as imagens dos desfiles foram colhidas nos links:

Blog TrendCouncil

Tokio – Mercedes-Benz Fashion Week

 


Compartilhe

Costurando Realidades – 12Mag

por patricia santamistura em 26 de novembro de 2014
Categorias: moda,tecidos,tendências

12 mag 02

Post fofo sobre patchs, bordados e apliques em 12mag.net. Inspiração para a criação de padrões tipo “faça você mesmo!” :D

12 mag

 


Compartilhe

Verão 2015 – O Jeans

por patricia santamistura em 22 de novembro de 2014
Categorias: tecidos,verão,virtual mag

01-CAPA

O jeans, merecidamente, é um tecido que ganha um ISSUU especial de verão 2015/16 (hemisfério norte). Diretamente das passarelas do planeta a azul, blue e bleu!!! Curtido na página 3 o pouso da sonda Rosetta. A inteligência humana viaja em direção ao infinito, enquanto na terra, retalhos constroem tecidos, ou quase se decompõe e, também, se compõe com outros materiais.

Homenagem as flores em bordados, estampas desbotadas e devorées. Viaja pelos mares, nós náuticos! A noite mais streets style e para o dia a versatilidade do workwear. É assim o jeans tem todos estes papeis, resgate cultural ou encontro com o luxo! Faz parte do planeta azul! ;)

Imagens do desfiles:

Blog TrendCouncil

Tokio – Mercedes-Benz Fashion Week

Steven Tai.co.uk


Compartilhe

Verão 2015 – cores efêmeras

por patricia santamistura em 17 de novembro de 2014
Categorias: moda,tecidos,tendências,verão

arquitetura
Voltando do centro da cidade do Rio de janeiro, o dia estava ensolarado e ai meu filho me pediu para ver o mar com os óculos dele (anti UV), para minha surpresa, enquanto ele queria que eu visse um mar com uma cor intensa o vidro da janela me pareceu muito mais interessante, eles estavam com manchas quase holográficas… Ontem chegou a revista que ele assina – Arquitetura e Construção – Furte a Cor – A explicação vem da física, mas o resultado é emocional!

arquitetura 02

Fotografei as 2 páginas da matéria, por misturar arquitetura e moda. E Aproveito para ressaltar que apenas os desfiles de Londres e em Tóquio os estilistas usaram este tipo de efeito para desenvolver suas coleções, quase que óbvio que os ingleses sempre experimentam novas possibilidade e os japoneses tem a facilidade de ter acesso a tecnologia.

londres holografia 01

Acima 3 exemplos dos 8 estilistas que usaram o mesmo efeito holográfico, ou arco íris, em Londres e abaixo mais 3 exemplos presentes nos desfiles de Tóquio. :D

tokio holografia

 


Compartilhe

SPFW – resumo do resumo – Inverno 2015

por patricia santamistura em 12 de novembro de 2014
Categorias: inverno,moda,tendências,virtual mag

1-capa

Semana passada ao longo do evento da kite , SPFW rolava ao longo de toda semana. E tenho que repetir o fragmento do post que fiz sobre os desfiles internacionais onde antecipava uma pergunta… no  vídeo de Waly e Leminski e escuto fragmento de Sá de Miranda  por Waly : Sonhamos sonhos alheios, os nossos não sonhamos”. A marca Versace apresenta sua coleção para Riachuelo e Stella McCarney lança sua segunda coleção para C&A.
Pelos títulos das inspirações percebemos:

2 marcas fazem homenagem ao Brasil – Lilly Sarti – Anos 60 e 70 e Burle Marx e Acquastudio – Arte barroca mineira

2 vivem seu próprio flashback – Amapo – O acervo de criação da própria marca e Juliana Jabour – Celebração dos 10 anos da marca

TNG tenta contar a história do jeans

Experiências particulares de : Alexandre Herchcovitch – Roupas utilitárias de jardinagem, jardim de inverno avant-garde e tecnológico
Victor Dzenk – Universo equestre: cavalos manga-larga, campos, haras
Lass – Celebração das habilidades manuais, moulage e mistura de matérias-primas inusitadas, com elementos contrastantes como barroco x minimal…
Lino Villaventura – Elegância com toque rústico

Sonhos alheios:

Animale – A rota da seda
Pat pat´s – “Espírito normcore à prova de qualquer monotonia”, grunge dos anos 90, atitude street, “youth freedom”
COLCCI – Estilo das ruas pelo mundo, de cidades como Nova York, Londres, Paris, Tóquio, São Paulo
Iodice – África e a tribo nigeriana Woodabe
Wagner Kalliemo – Helmut Newton, “geometria versus assimetria”
Patricia Vieira – Estocolmo, arquitetura de Frank Lloyd Wright
Sacada – América andina, incas, étnico urbano, luxo rústico
Lollita – O legado cultural do Egito Antigo
Reinaldo Lourenço – Florença, a arte e a arquitetura da época do Renascimento
PatBo – Influências estéticas da civilização Celta
Tufi Duek – Vikings e gladiadoras
Têca por Helô Rocha – Floresta medieval
2nd Floor – Islândia
Osklen – Um casal globetrotter que transita por destinos como florestas, metrópoles, geleiras e desertos
Fernanda Yamamoto – Autoconhecimento, se encontrar trilhando o caminho das pedras
gloria coelho – Metamorfose das estruturas
Giuliana Romanno – Passeio noturno com um mood voyeur
Pedro Lourenço – Anos 80, separates, foco na proposta da mulher construir seu próprio styling

Histórias que nos contaram em livros e cinema:

Cavalera – Releitura do conto “João e Maria”, dos irmãos Grimm
Triton – A saga Star Wars
Vitorino Campos – O filme A Liberdade é Azul, de Kieslowski
Ellus – Gangues de rua e o filme The Warriors (1979)
Apartamento 03 – Amizade; o filme “Dersu Uzala”, de Akira Kurosawa


Compartilhe

Está chegando a hora…. Verão2016 Kite

por patricia santamistura em 31 de outubro de 2014
Categorias: eventos,moda,tecidos,tendências,verão

gifmaker kite

Não esquece de agendas! Palestras com muita informação! peças garimpadas ao redor do mundo, tecidos exclusivos com muitos novos lançamento.

berlim

Um roteiro incomum de cidades, produtos,… ou seja =5/6 novembro = é um evento/espaço criado por toda nossa equipe para vc!!

Nos encontramos lá! Até Breve!!! :D

 


Compartilhe

Verão 2016 – Evento Kite! 5/6 novembro

por patricia santamistura em 25 de outubro de 2014
Categorias: eventos,moda,verão

VERÃO 2016

Mais uma vez aquele encontro , sempre esperadíssimo da Kite, acontecerá! O evento apresentará a nova coleção de verão e com a imperdível palestra de Carol que será bem focada em produto. Ela mesma convida!! Assista o vídeo abaixo!

Não dá para resistir!! Agora não deixe para ultima hora o agendamento da palestra e do encontro em nosso showroom!!

Evento dirigido a Pessoa Jurídica .

Inscrições para Palestra direto no link : www.tecidoskite.com.br/verao2016

convite-novo


Compartilhe

Verão 2016 – Mulheres Locais (2/2)

por patricia santamistura em 23 de outubro de 2014
Categorias: moda,música,tecidos,tendências,verão,vídeo

GOsservatoreItalial SS2016Viva Itália! Viva a mulher feminina! Amei todos os desfiles! Sacra herança de fé presente no desfile Dolce Gabbana… é de tirar o fôlego – música flamenca, cravos e rosas.

Com os desfiles italianos vieram um festival de transparências, algumas soluções conhecidas e outras fusões tecnológicas que não tiraram o aspecto feminino dos tecidos e modelos, ao contrário, fortalece criações ultra femininas. Vendo as imagens destes desfiles pensei… finalmente verão com jeito de verão com muito calor! Verão que combina com o Brasil. O mar teve seu destaque, exaltando os esportes de praia e Moschino como sempre trouxe sua visão exagerada e bem humorada para as passarelas. Em todas as principais cidades os anos 60/70 foram homenageados, paz, amor e felicidade.

lemonde SS2016

O verão de Paris chega super complexo! Dizem que depois dos 50 anos não aprendemos mais nada mas conectamos rapidamente os fatos de hoje com todas as referencias aprendidas ou vividas, foi o que aconteceu pós desfiles Paris :-) imediatamente me lembrei do filme “Depois de Maio” e aí coloquei a playlist na vitrolinha virtual do Groovershark enquanto desenvolvia o post…

Depois de Maio Soundtrack by Vinicius Domenes Dutra on Grooveshark

Continuando… Peguei uma capa recente do jornal Le Monde, e acidentalmente, veio as imagens mais importantes que iriam ficar bem na montagem. Camiseta Yangi Li – “nada menos do que um motim… uma guerra total… um amor” e no titulo da página do jornal, sem ler a matéria, senti que existe um movimento mesmo anti-universal, não exatamente manifestado na França, mas existe uma corrente que defende suas fronteiras negando que o planeta não tem fronteiras, apenas muito mar, continentes e ilhas povoadas ou não. Então logo abaixo do título reuni um pouco de imagens que são exatamente a favor do planeta, da vida, brinca com lideranças egocêntricas como Vladimir Putin (coleção Talbot Runhof), respeitam toda manifestação de fé e de culturas diversas, sem fechar as fronteiras. Na segunda noticia da capa dirige a “uma semana à Elisée (matéria era sobre a residência do presidente) mas me lembrei desta larga avenida que corta Paris, com suas travessas especiais, construções antigas e os revestimentos de época tão ricos na cidade (tecidos e papel de parede) e lá estavam os tecidos dos desfiles para nos transportar para esta cidade linda cheia de palácios, museus e das marcas mais conhecidas do mundo. Elie Saad recebeu um destaque na página por seu desfile cheio de fluidez, como ondas do mar… Volto para a página do jornal – A história – reuni os vestidinhos retrô presente em quase todas as marcas usando como plano de fundo o desfile protesto da Chanel , já postado neste blog e assisto o trailler depois de maio.
Fechando nosso Jornal Le Monde de Verão 2016, Jean Paul Gautier que “resume tudo o que a moda parisiense tem um significado: frenesi, emoção, drama, criatividade imprudente, andamentos flamboyant interrompido por uma ou duas piruetas Intitulado “Senhorita Jean Paul Gaultier” , encerrando seu ciclo prêt-à-porter lemos em vogue.it ” Mas mais do que qualquer outra coisa, seu último show parece ser uma mensagem que diz ao mundo o quanto o negócio da moda e seu calendário em constante mudança não seria mais apropriado a sua criatividade e seu espírito livre. E por isso nos sentimos ainda mais fortemente a sua falta.” Sim sentiremos falta mas nunca o esqueceremos!


Compartilhe

Verão 2016 – Mulheres Locais (1/2)

por patricia santamistura em 22 de outubro de 2014
Categorias: moda,verão

mapa wikimedia flags(imagem mapa com excelente resolução em wikipedia)

De uma maneira muito especial os últimos desfiles de verão para 2016 que acompanhei pela web: EUA, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Tókio e hoje provavelmente até o final do dia vou olhar os desfiles Russos, o que mais me chamou atenção é que o estilo das mulheres de cada pais estavam muito diferentes, íntegros na sua cultura, alguns temas transitaram em todas as cidades, mas a interpretação veio “vestida por estas marcas locais”. Se nos EUA , já sabemos que amam o casual, linhas mais esportivas, sempre surpresas com novos personagens de ciência ficção, não falta o revival Woodstock, hippies  e retornando ao misterioso e mágico oásis que existia em shangrilá, mas a paz não reinou em todos desfiles, prefiro associar ao mad max 4 que estará nas telas em 2015, mas sabemos que guerra faz parte da cultura americana, exatamente o oposto de nós brasileiros…

Assisti um documentário dos anos 80 – “Waly Salomão e Paulo Leminski falam sobre a poesia do futuro“, falam sobre os anos 70/80, como eles entendem o mundo, na hora me pareceu que mudando os termos a discussão era sobre a era digital. transmídia, etc mas depois pensei no Brasil e um período de sonhos e realizações autênticos, por quanto tempo fomos inovadores? Anos 60? Brasília, Bossa Nova, Cinema novo, Niemeyer, Portinari, Burle Marx,  e quando estes sonhos foram fundidos com o sonho americano… retorno ao vídeo de Waly e Leminski e escuto fragmento de Sá de Miranda  por Waly : sonhamos sonhos alheios, os nossos não sonhamos -  Waly continua – o olhar tem que ser periférico, pros lados, sincronico, pra frente, pra traz… tem que ter esta interlocução passado, presente, futuro… Ironicamente em outro vídeo – Paulo Leminski – Ervilha da Fantasia (1985) – naked version - aos 18:20 minutos do vídeo ele diz: Cinema americano é uma das grandes paixões da minha vida, a impressão que tenho é que não nasci na realidade, tudo que sei da vida aprendi no cinema americano…

Infelizmente no blog não conseguimos ser muito profundos em nada, mas o lado positivo é que podemos sempre contextualizar tudo, apontamos para uma ponta de um iceberg e assim vivenciamos tudo completamente diferente do coletivo, não esquecendo que contextualizar é também uma mega-tendencia.

Enfim por isso nosso book de verão 2016 está meio longo para ser apresentado resumindo os desfiles apenas por temas, antes dele queria de fato reunir 4 imagens resumos para que fosse percebido como cada cidade e suas principais marcas manifestaram sua cultura e estilo, os americanos, comerciais como sempre escolheram tudo que poderia ter resultado comercial, não vi inovação em tecidos nem estilo, apenas noticias que preocupam os americanos, revival do sonho americano e esporte, como temas fortes, não faltando os florais, arte abstrata , geometria pop, geométricos tribais, náutico que além das listras veio com bastante coqueiros bi-colores estampados e efeitos de agua. Uma mulher urbana!

Daily star

Londres pensei nos tabloides, visão bem humorada dos novos estilistas, o brilho tecnológico presente na vida noturna, as conquistas dos ingleses… nos esportes, a importância da família real, nas conquistas náuticas e suas colônias, o look Carnaby Street dos anos 60/70, liberty nunca falta, fog e tecidos experimentais. Uma mulher moderna!

Amanha escrevo sobre Milão e Paris , um encontro com uma mulher sensual e exuberante como são as italianas e como ser feminina e chic sempre só as francesas sabem! :D

 


Compartilhe

Verão 2015 – PANTONE

por patricia santamistura em 14 de outubro de 2014
Categorias: moda,tendências,verão

pantone 2015Pantone disponibiliza online resumos em cores de alguns designers , apresentando além da cartela, inspirações, workspace… Para baixar o arquivo a extenção é *.*ase e ai não consegui ver nada :-) mas acho que o principal da pesquisa está online, é só navegar no link!

pantone 2015 02


Compartilhe

Verão 2015 – Paineis de imagens que amamos!

por patricia santamistura em 10 de outubro de 2014
Categorias: moda,tecidos,tendências,virtual mag

write on trend Ikat-copy-630x891

Miranda Mol é uma designer de estampa que conheci no facebook, hoje ela postou uma dica imperdível – writeontrend.com – à la parttern curator, o link apresenta o temas/post numa colagem de imagens, cores, objetos, tecidos… ou seja mergulhamos na inspiração e lemos o txt (em inglês).

write on trend nautical-for-me1-630x890

Depois de ver o temas, mais 220 páginas de pura estampa onde Miranda Mol está no meio da lista de criativos :)

 


Compartilhe

Verão 2015 para download – EDITD

por patricia santamistura em 3 de outubro de 2014
Categorias: moda,tecidos,tendências,verão

EDITD-download-SS2015

Um resumo de todos os desfiles em PDF foi disponibilizado por EDITD. Finalmente terminou a maratona de desfiles das principais cidades! Com breve
introdução o material apresenta os principais temas,
Vestuário e detalhes, estampas, cores e os designers que mais se destacaram. O resumo do resumo dos materiais que foram já apresentados pelo link ao longo destas semanas.

EDITD-download-SS2015-b


Compartilhe